maioridade penal no mundo

do educar sem violência
http://toleranciaecontentamento.blogspot.com.br/2013/05/dados-falsos-sao-disseminados-sobre.html

03/05/2013

Dados falsos são disseminados sobre a tendência da maioridade penal no mundo

Maioridade penal
“Não acreditem nessa conversa de que a maioridade penal é 15 anos na Noruega, 7 na Inglaterra etc. É mentira. Isso é a responsabilidade penal, a idade a partir do qual a pessoa passa a ser responsável por seus atos (no Brasil, essa idade é de 12 anos). Na tabela acima estão dados da maioridade penal em vários países. 18 é a tendência mundial. Fonte: Cross-national comparison of youth justice (página 35). Para quem quiser, os dados da responsabilidade penal, no mesmo estudo, estão na página 30”.

Veja também a Tabela Comparativa de diferentes Países: Idade de Responsabilidade Penal Juvenil e de Adultos da CAOPCA – Àrea da Criança e do Adolescente AQUI.

ATENÇÃO: os textos acima são uma reprodução de um post do Perfil do Facebook de Wanderlino Nogueira, membro do Comite das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança – Genebra.

ps.cc:
a responsabilidade penal
marca a idade até a qual
os pais respondem judicialmente pelos filhos
(no brasil é 12 anos)
após 12 anos os adolescentes podem ser internados.

About these ads

Sobre CCBregaMim

Classe média. Não sai da gente. Mas melhora, se a gente estiver disposta a abandonar nosso lugar na opressão.
Esse post foi publicado em informação necessária e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

27 respostas para maioridade penal no mundo

  1. Carlos Humberto disse:

    Esse artigo é tendencioso a favor dos menores bandidos, um exemplo nesta tabela a maior idade de maioridade penal é a da China com 25 anos, porém não consta que lá os menores dessa idade pode pegar até prisão perpétua se cometer um crime hediondo, no Brasil a maioridade penal é de 18 anos mas os menores dessa idade ficam no máximo 3 anos detidos por mais grave que seja o crime cometido.Então seria interessante saber a punição efetiva dos menores infratores nos países, e não a idade da maioridade penal

  2. Isidoro Brandão disse:

    A questão é realmente séria e difícil de ser levada a um denominador comum em virtude de tantos desencontros e sortimento de informações. Já estou cansado de ouvir esse merda de direitos humanos, que de humano mesmo não tem nada. Ontem mesmo ví na tevê o assassinato de uma outra criança e dois adultos por bandidos e traficantes de drogas. Na imagem, já dentro do cemitério, durante o enterro, ninguém dos tais Direitos Humanos. Nenhum representante dessa merda de DH alí, do lado das famílias de bem que foram alvejadas por mais uma triste e cruel realidade. Sabem porquê? Porque nessa tal Comissão só tem bandidos! É por isso que defendem bandidos. Sobre as crianças criminosas, só digo uma coisa: aos que defendem essas pestes, esperem só terem algum parente ou amigo assassinado, estuprado e/ou esquartejado para vermos esses mesmos idiotas mudarem de opinião. Realmente: pimenta nos olhos dos outros é refresco!

  3. karina disse:

    não e só a mídia não. No Japão e com 16 anos, e ai?
    Você afirmar que isso não iria dar certo? como você sabe? já viveu fora do pais para falar uma bobagem dessa? porque nos outros países a lei funciona, e aqui não brasil não? engraçado isso ne.
    tem muitas pessoas como vc no brasil…por isso esta essa merda de pais.
    isso aqui não e lugar de morar não viu….
    com 16 anos pode votar…mas não pode ir para uma prisão….que coisa ne.

  4. Angélica disse:

    Acredito que a questão da redução da maioridade não seria a solução do problema imediato.
    Penso que o governo deveria investir mais na educação, e tentar solucionar pela “infra estrutura” e não pelo topo do problema, para que em um futuro próximo tenhamos uma sociedade mais justa e comunitária, e para esses nossos jovens que se perderam na criminalidade atual, que se reforcem as medidas sócio-educativas com qualidade em seu cuidado com os jovens, diminuindo a reincidência.
    “A cada uma escola que se abre, uma cadeia se fecha” (autor desconhecido)

  5. Lacy disse:

    As autoridades brasileiras estão apenas adiando a redução da maioridade penal aqui no Brasil. Isso é uma coisa que acontecerá fatalmente daqui a um, dois, cinco ou mais anos. Não há outra solução a curto prazo para reduzir a violência. Enquanto isso, a violência causada por menores só cresce neste país.

    • CCBregaMim disse:

      reduzir a violência?
      como é que a maioridade penal vai reduzir a violência?
      vai ampliar a possibilidade de punição.
      e talvez piorar a efetividade dela
      com menos vagas e mais condenações..

      • suellen disse:

        de fato não reduzira, talvez aqueles jovens que só cometem crime por que são menores de idade e não serão punidos parem por medo, porém aqueles jovens abandonados e sobrepujados tem esse único meio de sobrevivência por causa da incapacidade do governo brasileiro de oferecer oportunidades para os mesmos.

  6. Jailson disse:

    Realmente é um tema muito complicado, mas já vi muitos casos (aqui na minha cidade de 80 mil habitantes e também na mídia nacional) de menores de idade cometendo os mais diversos crimes (desde estupro até assassinato) e outros sendo usados por maiores de idade para cometer crimes como transportar e vender drogas — como aconteceu recentemente na escola onde trabalho — e também como assaltantes com mão armada em garupa de motocicletas , e não vejo nada acontecer com eles, qualquer punição que seja, mas vejo muitos deles sorrindo, vivendo no ócio, bebendo, fumando, indo pra festas, etc. Tá certo que a culpa de muitos desses males está na própria família, mas também acredito que esses jovens precisam ser punidos por seus atos irresponsáveis, para que pensem bem antes de cometê-los novamente. Essa punição pode até não vir pela redução da maioridade penal, mas alguma coisa precisa ser feita, caso contrário, formaremos gerações e mais gerações de gente irresponsável e inconsequente.

    • CCBregaMim disse:

      o problema continuará
      e envolverá adolescentes cada vez mais jovens
      já que ninguém está discutindo
      o uso dos jovens por adultos criminosos.

      • Amanda disse:

        Os jovens de hoje, tem noções e informações suficientes para responderem por suas ações. A redução da maioridade penal seria um bom começo para impor limites a esses delinquentes que cometem qualquer tipo de crime! Agora, dizer que são usados por criminosos adultos chega ser inocência.

  7. geraldo disse:

    anônimo
    Quem diz que mudar a maioridade penal e que cadeia não vale nada, é porque graças à Deus você não teve ninguém na família ou algum amigo estuprado,decapitado e esquartejado.E depois ainda liga pra família confessando o crime e debochando da família. É meu amigo pimenta nos olhos dos outros é colírio no da gente.
    Obrigado!

    • karina disse:

      O Brasil tem que acorda para realidade. E muito bonito falar ” temos que defender os adolescentes as crianças” mais quero ver quando algum adolescente pega filha de alguém aqui e estrupa ou matar o seu próprio filho.
      Hoje em dia esse delinquentes não tem medo da lei (a inda mais sabendo que a lei do Brasil não ser para nada ) acham que pode fazer tudo mesmo, e ainda vem pessoas defender eles. Sou a favor da pena de morte tbm sim.! Acho que tem que ser como china, EUA, e outros países que adotam essa lei, assim neguinho iria pensar mais antes de fazer alguma merda. E é claro que com 16 anos sabem muito bem o que e certo e errado, talvez não resolva o problema do Brasil, mas vai ajudar muito a fazer justiça e colocar responsabilidade nesse adolescentes da vida.

  8. Ivan Catunda disse:

    Olha, eu não quero ver bandidos e estupradores na cadeia. Quero, mesmo, é que não existam bandidos e estupradores. Coloca-los nas cadeias de hoje só vai aumentar o contato entre eles.E, assim, a difusao de maus habitos. Aumenta tambem os custos do sistema de reclusão, pelo que que nos pagamos, por preso, mais do que ganham muitos trabalhadores.
    Estes custos adicionais precisam ser desviados para a reforma do menor infrator. Melhorar – e muito – o sistema correcional do menor e adolescente, com medidas sócio-educativas mais severas e eficazes. O dinheiro e tempo que estamos gastando no debate da maioridade não esta sendo gasto na prevenção dos crimes e na socialização e educação dos menores. E é aí que estamos perdendo esta guerra.

    • CCBregaMim disse:

      concordo, ivan.
      e acho que há sim uma intenção de desviar o olhar
      do verdadeiro problema de segurança pública
      este sim de enormes proporções
      a guerra entre a polícia e o pcc
      matando um monte de inocentes.
      obra do adolfo alkillmin.

  9. Eu não acredito em casas especializadas para crianças e presídios para adutos!
    Na “PRÁTICA” o tratamento é igual , não existe uma guarda de cárceres especializada para crianças aqui no Brasil.

  10. mont disse:

    A maior cobertura é dada pelos consumidores de drogas que em grande parte são oriundos da classe média porém tenho certeza de que algum ente querido seu jamais foi vítima de uma criancinha de 17 anos, escritório de dh é base de maconheiros hipócritas, essa conversa antropológica de que a mídia te influencia de algum modo é papo de quem se acha imune ao meio, quem cresceu num aquário , com todas suas teorias e divagações isentas de preocupações e com um ego gigantesco, ela influencia sim, mas TODOS estamos sujeitos em algum momento a acreditar em algo falacioso,por exemplo, as pessoas que nunca tinha ouvido falar de responsabilidade criminal e acreditarem no que VOCÊ está escrevendo…o que acredito que deve ser feito é endurecer as penas do ECA e mandar todos esses vagabundinhos pra cadeinha especial, mas que vão e cumpram todos os anos refletindo que não podem agredir voluntariamente o direito de outro cidadãos….

  11. Fran Oliveira disse:

    Ela realmente pode não reduzir a violência devido a outros fatores envolvidos, porem o que queremos e PRECISAMOS no momento é saber que aquele que cometeu o crime pague por aquilo que fez e não que cumpra 1 ou 2 anos na fundação casa e fique impune por isso.

    • CCBregaMim disse:

      nossa polícia não consegue evitar que o crack chegue nas crianças
      que o tráfico chegue nas crianças
      que a bandidagem violenta chegue nas crianças
      e agora todo mundo grita pega!
      por que não nos mobilizamos contra a polícia?
      contra a injustiça social?

  12. Robson Prado disse:

    COMO VC. PODE AFIRMAR QUE A MAIORIDADE PENAL NÃO VAI REDUZIR A VIOLÊNCIA?, POR ACASO JÁ VIVEU NUMA SOCIEDADE COM ESSA FÓRMULA? OU É SOMENTE OPINIÃO BASEADA EM TEORIA? O SISTEMA ATUAL NÃO ESTÁ DANDO CERTO, AMIGO, AUMENTOU A VIOLÊNCIA ENVOLVENDO “DE MENOR”. VC NÃO É DAQUELES A FAVOR “DE MUDANÇA QUANDO O POLÍTICO É CORRUPTO? ENTÃO, QUANDO O “DE MENOR” É DELINQUENTE TAMBÉM NÃO SE DEVE MUDAR A LEI? ? ME COMPRE UM BODE, DEUS NÃO PERMITIRÁ QUE VC OU UM PARENTE BEM PRÓXIMO SINTA A FÚRIA DOS QUE VC NO MOMENTO EQUIVOCADAMENTE TENTA PROTEGER.

    • CCBregaMim disse:

      não precisa gritar..
      de fato, penso que a violência nasce da injustiça social.
      esta tem que ser combatida.
      jogar garotos no presídio
      (e posso facilmente concordar que esses três de quem a mídia fala mereçam isso
      mas nós estamos discutindo o que os juízes vão fazer com garotos e garotas
      aliciados e envolvidos em uma criminalidade que não está sendo discutida.
      estamos em guerra civil. a polícia sai de toca ninja e metralha cidadãos inocentes
      inclusive garotos.
      e você acha que diminuir a maioridade vai ter que efeito?

  13. Cezar Gomes disse:

    Entendi, porém você não viu ou não quiz ver. A responsabilização penal como está, com cumprimento de medida socioeducativa, é insuficiente e por que não dizer, frustrada nos objetivos a serem alcançados para uma sociedade justa e recuperadora. Abrigar criminosos sob a tutela de “adolecescentes em conflito com a lei” dando antecipadamente,independente do crime, máximo de três anos, no meio de outros adolescentes com crimes de menor gravidade aos hediondos… Pergunto: o que quer dizer : “…após 12 anos os adolescentes podem ser internados.”?

  14. riba costa disse:

    “Não acreditem nessa conversa de que a maioridade penal é 15 anos na Noruega, 7 na Inglaterra etc. É mentira. Isso é a responsabilidade penal, a idade a partir do qual a pessoa passa a ser responsável por seus atos (no Brasil, essa idade é de 12 anos). Na tabela acima estão dados da maioridade penal em vários países. 18 é a tendência mundial. Fonte: Cross-national comparison of youth justice (página 35). Para quem quiser, os dados da responsabilidade penal, no mesmo estudo, estão na página 30”.

    NO BRASIL, ESSA IDADE É DE 12 ANOS = INFORMAÇÃO MENTIROSA, mentira? Bandido com 17 ano mata estupra pinta e borda e uma semana após a criança esta na rua.

    • CCBregaMim disse:

      você não entendeu.
      há diferença entre responsabilidade penal e maioridade penal
      RP – criança cumpre pena em casas especializadas para crianças
      MP – adulto cumpre pena em presídios

      ou seja, antes dos 12, são os pais que respondem pelos crimes.
      depois dos 12 a criança vai para a fundação casa
      depois dos 18 o adulto vai para a cadeia.

      precisa desenhar?

      • Leandro disse:

        só não há diferença para a vítima que foi estuprada ou morta né?

      • Leandro disse:

        Isso é totalmente irrelevante. Mais de 90% da população brasileira deseja a redução da maioridade penal não porque é assim na Conchinchina, mas porque queremos ver estupradores e assassinos na cadeia, precisa desenhar?

      • CCBregaMim disse:

        por que você não está revoltado com a nossa polícia
        que dá cobertura para crianças serem mortas?

        eu sei: porque a mídia não te convenceu a isso.

        prestenção, amigo.

        a mídia tem lado.

        e a maioridade penal não vai reduzir a violência.

      • sayonara disse:

        Cumpre pena?? nunca. Nunca vi pai nenhum ir pra cadeia pelo assassinato do filho. Nem casa especializada p o delinquente tem o suficiente. Ademais, se observarmos o que leva eles ao crime é justamente a impunidade, é só ouvir o que eles falam. Não precisa desenhar não, kkkkk, isso é claro p todos. Logicamente não é a solução a alteração da idade, mas é o mais urgente. Juntamente com isso o GOVERNO deve possibilitar mais oportunidade de ingresso na educação, acesso a saude e moradia. somente assim o adolescente terá condições de prosseguir nos estudos. Mas como o interesse do governo não é resolver o problema, a redução poderá conter esse abuso do menor bandido!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s