EUA acham petróleo e reservas minerais no Afeganistão

Fica bem claro qual é o objetivo dos EUA em qualquer guerra. No Afeganistão, como no Iraque, trata-se de controlar as riquezas minerais para consolidar seu imperialismo. [CC]

Afeganistão: EUA só não acham o Osama
por Brizola Neto no Tijolaço
a partir da notícia original no Bloomberg bussinessweek

Embora possa havar dúvidas, como disse outro dia Fidel Castro, de que realmente o queiram, o título aí em cima mostra como não são os talibãs e as burkas o que de fato atrai o interesse norte-americano no Afeganistão realmente não parece ser Osama Bin Laden. Em junho, noticiou-se que satélites e pesquisas terrestres conduzidas pelos EUA haviam detectado reservas minerais de elementos raros no valor de US$ 1 trilhão. Hoje, a imprensa internacional anuncia que, além disso, pesquisas também conduzidas por americanos localizaram jazidas petrolíferas avaliadas em 1.8 bilhão de barris de petróleo .

O Afeganistão é um dos limites entre a área tradicionalmente nobre em petróleo, que é o Oriente Médio, e a Ásia Central – novo foco de interesse petrolífero. E num país atrasado, ocupado militarmente e cujo governo depende integralmente do governo americano, não é difícil saber nas mãos de quem vai parar este tesouro.

Os tanques, aviões e mísseis vêem antes. Logo atrás deles, os interesses do capital. As dezenas de milhares de afegãos que morrem e sofrem e os rapazes norte-americanos que deixam suas vidas ou mesmo sua humanidade naquela terra desértica têm pouca ou nenhuma importância.

Anúncios

Sobre CCBregaMim

Classe média. Não sai da gente. Mas melhora, se a gente estiver disposta a abandonar nosso lugar na opressão.
Esse post foi publicado em informação necessária, INTERPRETAÇÃO e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s