Folha vai ter que explicar censura no Congresso Nacional.

É O FIM DA CENSURA NO BRASIL?

do Desculpe a Nossa Falha

1 setembro 2011
mimimimi

A forma que a Folha encontrou pra noticiar hoje a aprovação da audiência pública ontem na Congresso Nacional sobre a censura que promove contra o blog Falha de S.Paulo, que a parodiava e criticava, é digna de aula de jornalismo. Em 13 linhas o jornal conseguiu cometer omissões, mentiu e destilou todo seu rancor, bem ao estilo Otavinho Vader. Mas é assim que a gente gosta, quando as máscaras começam a cair. Vamos lá:

1ª MENTIRA: O jornal diz que nosso blog, “a pretexto de criticar o jornal, vinha utilizando o logotipo”. OI? É exatamente o contrário! Nós usávamos um logotipo parecido com o da Folha para criticá-la. Por quê raios nossa intenção seria original usar o logo –e não criticar o jornal??

2ª MENTIRA: Nós não usávamos o logo. Essa afirmação da Folha é mentira. Nós usávamos o NOSSO logo, o da FALHA. Ele era parecdio, mas NÃO ERA o logo do jornal. Inclusive no processo assinado pela censora da Folha, a advogada Taís Gasparian, ela nunca fala que usamos logo, e sim um logo PARECIDO. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

OMISSÕES: O jornal não cita o nome do blog que censuraram, mas acho você sabe qual é… também esconde o nome do deputado federal que teve culhão para convocá-los ao Congresso Nacional, mas a fAlha informa: é Paulo Pimenta (PT-RS). Também não cita que serão convidados para explicar a censura o dono do jornal, Otávio Frias Filho, seu editor-executivo, Sérgio Dávila, a advogada-censora Taís Gasparian e o secretário de redação Vinicius Mota.

DISTORÇÕES DA REALIDADE: O jornal afirma que “a Justiça determinou que o blog não use mais o logo nem endereço semelhante na internet”. Traduzindo para a vida real: “A mando da Folha, a Justiça cassou o blog Falha de S.Paulo, ameaçou seus criadores com multa  e os impediu de continuar fazendo a paróida (que era semelhante ao que fizem e fizeram CQC, Casseta & Planeta, Pasquim, Ziraldo, a própria Folha e mais centenas de etc)”.

MAIS ALGUNS PINGOS NOS IS

R$ 10 mil por dia? Tá boa??
Danos morais é pra quem tem moral…

JORNAL DO FUTURO (sic) QUER NOS ARRANCAR DINHEIRO, INTIMIDANDO OUTROS “ATREVIDOS”. Sim… é feio falar assim né? Mas está lá na ação da censora da Folha (ao lado). Eles não apenas pediram uma multa de 10 MIL REAIS POR DIA caso continuássemos com nosso blog como agora estão com um processo de 88 páginas em nossas costas pedindo DINHEIRO a título de indenização por danos morais (o juiz que vai decidir o valor, em caso de vitória da Folha).

JURISPRUDÊNCIA QUE PODE SER ABERTA É TÃO HORROROSA QUE SE VOLTA CONTRA A PRÓPRIA FOLHA. O processo que a Folha move contra nós é inédito no Brasil. Por isso mesmo está tendo tanta repercussão inclusive fora do País, e agora motivou essa audiência no Congresso Nacional. O que o jornal não leva em conta é que sua ação é TÃO tosca, TÃO anti-liberdade de expressão, vai TÃO na contramão do que é o mundo e a internet hoje que, em caso de vitória, eles estarão criando uma jurisprudência que pode se voltar contra eles mesmos. Veja, por exemplo, a charge do Angeli abaixo, publicada no “Jornal do Futuro” poucos dias depois deles nos censurarem:

Logo alterado para fins de paródia, o mesmo “crime” que cometemos. Vai advogados do Mc, Donald´s, parte pra cima da Folha com a MESMA ação que eles usaram contra nós!

ENFIM,  NÃO DÁ PRA DOURAR A PÍLULA. A Folha censurou sim, e está arcando com as consequências desse ato condenável. Pedimos por favor para que todos os que se importam com liberdade de expressão ajudem a denunciar essa baixaria do jornal. A notinha de hoje tenta minimizar o caso, fala em “pendência judicial”… Pendêncial judical uma OVA! (pra não usar outro termo que gere novo processo). Trata-se de uma clara agressão a toda internet brasileira, à democracia e aos princípios que o próprio jornal hipocritamente afirma defender.

.

PS – LEIA AQUI SOBRE A SENSACIONAL APROVAÇÃO DA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A CENSURA NO CONGRESSO, QUE VAI CHAMAR OTAVINHO E SUA TURMA PRA SE EXPLICAR!

Anúncios

Sobre CCBregaMim

Classe média. Não sai da gente. Mas melhora, se a gente estiver disposta a abandonar nosso lugar na opressão.
Esse post foi publicado em informação necessária e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s