Abaixo as portas giratórias nos bancos!

Eu já reclamei com a gerência do meu banco. Todos nós sabemos que os detectores de metal são inúteis para evitar assaltos, já que existem armas de plástico. Eles pegam o nosso dinheiro e não deixam a gente entrar! Sou a favor de um movimento nacional contra as portas giratórias. A reportagem do UOL só fala da Caixa, mas sabemos que o Itaú também barra vergonhosamente seus clientes assim como outros bancos.

28/07/2010 – 19h39
Após ser barrada em porta giratória de banco, mulher fica seminua em Aracaju
Paulo Rolemberg
Especial para o UOL Notícias
Em Aracaju

A auxiliar de enfermagem Michele Patrícia dos Santos ficou seminua na manhã desta quarta-feira (28) para poder entrar em uma agência da Caixa Econômica Federal no centro comercial de Aracaju. O ato foi uma espécie de protesto após as diversas tentativas de tentar passar pela porta giratória.

Michele, que ficou de sutiã e calcinha na frente do banco, contou que a porta giratória travou e o segurança pediu a ela que colocasse seus pertences na caixa ao lado da entrada. Mesmo assim a porta não rodou. Segundo a auxiliar de enfermagem, o segurança continuou insistindo para que ela retirasse os objetos de metal de sua bolsa, mesmo que ela negasse que tivesse algum pertence com o material.

“Joguei tudo no chão e nem assim eu consegui entrar. E eu precisei tirar a roupa e nem sem roupa eu conseguir entrar”, disse Michele. Ela reclamou ainda que o gerente da agência apareceu apenas após a chegada da Polícia Militar e teria defendido o segurança. “Estou me sentindo humilhada… eu tenho certeza absoluta que não errei. Foi humilhante demais.”

A Caixa Econômica Federal em Sergipe informou que já está apurando o caso.

Outros casos
Esta não é a primeira vez que clientes tiram as roupas em frente a agências bancárias no país. Em 2008, a atriz Solange Couto ficou de calcinha na entrada da Caixa Econômica Federal no Rio de Janeiro depois de ser barrada quatro vezes.

Este ano dois idosos ficaram pelados na porta de agências bancárias. Em maio, um senhor de 64 anos ficou seminu para poder entrar em uma agência de um banco em Recife (PE). No início deste mês, outro idoso ficou nu em frente à porta giratória na cidade de Goiânia (GO) depois de ser barrado sete vezes.

Sobre CCBregaMim

Classe média. Não sai da gente. Mas melhora, se a gente estiver disposta a abandonar nosso lugar na opressão.
Esse post foi publicado em MANIFESTO e marcado , , , . Guardar link permanente.

17 respostas para Abaixo as portas giratórias nos bancos!

  1. jose geraldo disse:

    postei no youtube uma situação de racismo que fui vitima na caixa econômica. (RACISMO NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL) DE EM UMA OLHADA. ALGUÉM SABE SOBRE O REGULAMENTO ,OU LEI SOBRE OQUE PODE OU NÃO PODE O VIGIA FAZER EM RELAÇÃO AS REVISTA .PODEM MANDAR TIRA SAPATOS OU CINTOS . SE SOUBEREM ME MANDEM NO IMAIL POR FAVOR

  2. Orlando Alvim disse:

    HOJE ESTIVE NA AGENCIA DA CEF DA RUA ANTONIO AGÚ,COM MINHA FILHA, E MESMO COLOCANDO NA CAIXA AO LADO, CELULAR,CHAVES E ETC METÁLICOS, NAO Á DEIXARAM ENTRAR COM A BOLSA, POIS ELA NÃO PASSAVA PELA PORTA POIS TINHA ARGOLAS DE METAL NAS ALÇAS. NOS TAXARAM DE LADRÕES. LIGUEI PARA A POLICIA, E ME MANDARAM COLOCAR A BOLSA EM ARMÁRIO ANTES DA PORTA GIRATÓRIA. SOMOS OBRIGADO A ISSO? SÓ QUE APÓS TER FEITO ISTO, VERIFIQUEI VÁRIAS MULHERES ENTRANDO COM BOLSAS SEMELHANTES. PORQUE ISTO? AGORA Á NOITE,FIQUEI SABENDO QUE BANDIDOS DESTRUIRAM UMA AGENCIA DA CEF, ERRANDO NA DOSE DOS EXPLOSIVOS. LONGE DE SER A FAVOR DE BANDIDOS, MAS CONFESSO, ME SENTI VINGADO, POIS ERA TUDO QUE EU QUERIA HOJE.

  3. sueli santos torres disse:

    Rodrigo, adorei seu comentário, meu filho chegou a uma agencia da Caixa Econômica Federal e a porta travou, e não liberaram a sua entrada mesmo ele levantando a camisa, me filho chamou a policia sem sucesso, mas quando os funcionários do banco chamou, imediatamente chegaram dois policiais da rocan, que revistou meu filho perante o clientes, deixando muito constrangido, escoltando até sua saida da agencia. Quando meu filho solicitou a policia para protege-lo, ela não apareceu, mas quando o banco solicita a policia vem logo.

  4. marcos alexandre riberio disse:

    Essas pessoas que se dizem constrangidas por ter que passarem pela triagem em portas giratórias, na verdade não sabem o que é constrangimento. Em especial pergunto as mulheres que frequentam agências bancárias e reclamam dos procedimentos de seguarança. Qual é o pior constrangimento; o de ter que retirar seus objetos da bolsa ou de sujeitar a ficar com uma arma apontada na cabeça ou na pior das hipóteses, ser até mesmo abusada sexualmente ou quem sabe perder sua própria vida, pelas mãos destes bandidos canalhas? pense nisso e me responda.

  5. Albner Silva disse:

    bom sanhores (as) com todo respeito que tenho pela opinião de vcs sendo elas positivas e negativas gostaria de deixar bem claro a seguinte situação sou vigilante patrimonial em SP ha 22 anos, senhores são 22 anos em porta de banco. Trabalhei em todas as instituições financeiras com ou sem porta giratoria porta com retardo detectores manuais maquinas de rai x etc. Em 22 anos passei por incriveis 18 assaltos 11 trocas de tiro ja fui no velorio de 8 amigos meus de farda 4 tetraplegico e dois com membros amputados.
    Eu tenho em meu corpo tanta marca de agressão e tiro que eu parei de contar, Eu como tantos outros companheiros podemos izer com a ajuda de Deus que é muito melhor trabalhar num banco com porta detectora de metal ( PGDM ) do que um banco que preza muito mais a venda de um produto do que a segurança de seus funcionarios e tercerizados e a propria vida dele. Eu tenho inumeras historias de clientes fazendo barraco na porta chamando policia me processando chamando a imprensa tentano me agredir (inclusive na saida do meu serviço tendo que ser escoltado pela PM ) e infinitas outras histórias, mas graças a Deus nesses 22 anos de profissão sempre manti a compostura de um profissional de segurança, sempre exerci o meu serviço com louvor e honra sou um orgulho para minha familia e companheiros , nesses infinitos processos que ja respondi graças a deus fui absolvido provando que eu estava cuprindo o meu dever.
    Senhores qual é a solução cabivel para a segurança do bancos? ja que em teze a maioria dos cliente se sentem constrangido pela porta giratoria? Que al tirar as portas giratorias? Que tal tambem tirarem as armas dos vigilantes? ou melhor ainda que tal tirar os vigilantes de todas as instituições financeiras? quem sabe melhoraria a situação? quem sabe diminuiria os asslaltos? Quem sabe pararmos de ser ipocritas com situações que no minimo amenizam uma situação maior e começarmos a nos preocupar como almentar os rigor de segurança bancária, blindarmos as agencias capacitar melhor e ainda mais o profissional de segurança? Que tal essas soluções não é melhor do que apenas ficar alegando o que acha e o que não acha , ficar criticando e xingando e muitas veze agredino o vigilante que tem um piso de 960,00 que ja vive num extresse danado.

    Bom com a minha experiencia profissional eu digo e reafirmo melhor com ela do que sem ela.

    me desculpe se minha opinião não agradou mas essa não é so minha opinião é minha experiencia de um profissional com 22 anos de porta de banco.

    Deus os abenções e que vcs numca passe metade do que um cigilante passa dentro de um banco.

  6. Lucas ferreira baessa disse:

    E Facil discutir sobre isto quando nenhum de voces passaram por um assalto dentro de uma Agencia Bancaria…converse com quem ja passou por este trauma e com certeza vao ter uma nova opiniao sobre a Porta Giratoria….E ao inves de discutir sobre este assunto porque nao reclamam sobre os politicos que roubam de voces, te enganam? porque sao poderosos? A sim e mais facil falar mal de um pobre coitado que ganha seu pao humildimente….Temos que parar com esta besteira no Brasil de achar que tudo e constrangedor, que vai processar…a maioria dessas pessoas que fazem esse fuzue em bancos sem pessoas stressadas, que ja vao com intuito de arrumar confusao…estamos presisando rever nossos conceitos e ser mais humildes……………

  7. justiceiro disse:

    para começo de conversa é facil uma pessoa usar uma botina bico de aço e chegar no banco falando para o vigilante que a botina vai travar a porta e pedir para o vigilante liberar.se o vigilante tivesse bola de cristal ele não seria vigilante.ja vi varios assaltos em que os bandidos chegam com macacões de mecanicos e com botina bico de aço e o burro do gerente libera a porta dai os caras tiram as armas da perna,da cintura de qualquer lugar e as vezes atiram no vigilante.e tem mais botina bico de aço é um equipamento de segurança que só deve ser usado no serviço.

  8. Rafael F. B. disse:

    Ola, bom todos aqui deram suas opiniões, todas bem vindas. Mas sabe quando vai se dar o valor de deixar as bolsas em armários que alguns bancos oferecem ou deixarem em casa essa bolsas com metais, botas com bico de aço que como foi dito é um EPI nas quais agências da caixa disponibilizam a normativa avisando sobre o equipamento., Sabe quando vão parar de maltratar o vigilante que por sua vez não é o que regula intensidade da maquina(acredito eu que seja isso) para detectar metais. Tudo isso quando retirarem as portas giratórias e começar a ter assaltos dentro das agencias por moleques que nem sequer tem medo de matar, quando entrar um marginal que executar um vigilante pois é o primeiro a apanhar do meliante. Segurança nunca é 100% pois sempre terá o fator humano. Vejo muitas pessoas em portas de banco reclamando e falando ” Bandido entra nós aqui não conseguimos.” Enquanto pensarem assim, sempre vai ter desgostos nessse tipo de serviço e profissão.

    • Carlos disse:

      Caro Rafael F.B., ao invés de escrever asneiras, pois um problema não se justifica por ocorrência de outro, peço que se atente ao abordado por Plínio Lacerda Martins (promotor de Justiça em Juiz de Fora/MG, professor de Direito do Consumidor da FGV e UGF), exposto em sua forma íntegra no site jus navegandi (http://jus.uol.com.br/revista/texto/2051), sobre os direitos violados pelo uso desse equipamento, vislumbrando um trecho do texto: “A constituição Federal de 1988, em seu artigo 5º, assegura ao cidadão direitos iguais, sem distinção de qualquer natureza, possuindo o fornecedor do serviço bancário a obrigação de respeito e urbanidade `a todos os cidadãos, garantindo ainda o art. 3, IV da CF. o dever de promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.”

      • CCBregaMim disse:

        agradeço a colaboração, Carlos.
        só acho desnecessário para o debate o uso da palavra “asneiras”…
        sua contribuição (ótima, aliás) perde com isso em vez de ganhar

  9. Lilian disse:

    Gente, sou funcionária de ums banco e digo: Nunca entrei dentro da agência com metais, nem eu , nem o gerente, nenhum funcionário. A porta é um tipo de proteção para as pessoas dentro do banco. Antes de entrar no banco, já vou separando meus objetos de metal para colocá-los na caixinha de metais. Será que é preferível que ao ir em um banco entrem criminosos armados, que nos tranquem no banheiro, apontem armas em nossa cabeça e sabe lá o que mais podem fazer conosco? Quando você tem que ir à um banco, se prepare, não comprem bolsas cheias de argolas, não andem cheias de jóias, etc… Ninguém duvida da sua índole, mas já aconteceu de gerentes entrarem armados nas agências porque suas famílias estavam rendidas por sequestradores. Após sua entrada, entraram os assaltantes que mataram dois vigilantes e levaram todo o dinheiro do banco. Por isso, ninguém pode entrar com objetos de metais no Banco, somente em alguns casos.

  10. danilo serena testa disse:

    ignorantes sao as pessoas que acham que passar por uma situaçao constrangedora como nao poder entrar em uma agencia bancaria calçado por estar usando uma bota com bico de ferro é normal, onde se aplica o direito de ir e vir do cidadao, por favor me responda quando um assaltante pede licença pra roubar a sua casa ou um banco.

  11. Correntista Digno! disse:

    É uma vergonha que uma página na internet abordando um assunto da maior importância tenha somente um comentário (até eu escrever esse). O brasileiro é pior que mulher de malandro, que quanto mais apanha, mais gosta! Pior porque a mulher de malandro não paga para apanhar, mais os consumidores e contribuintes brasileiros, não somente pagam como pagam muito, muito caro!

    Taxistas donos de vâns se organizam, o resultado é que ficaram isentos de terem que colocar cadeirinha para crisnça.

    Então, para variar, somente ficaram obrtigados os retardados sem vergonhas da sociedade civil, se é que isso pode ser chamado de sociedade?!

    Supermercados se organizam e na hipócrita argumentação de proteção ao meio ambiente, atravbés dos seus lobistas, aprovão uma lei que os permitem a não mais fornecer sacolas plásticas ao seus clientes e consumidores. Já não respaitavam a Lei da Vereadora Verônica Costa que obriga ter empacotadeiras(os) nos caixas porque o estúpido, covarde, omisso e pregiçoso brasileiro não cobra, não exige! Então, como resultado, vai pagar a conta disso. E para não ter-se dúvidas de que o brasileiro é isso tudo mesmo, os supermercados ainda vão vender sacolas para os idiótas!

    Que país é esse?!

    O Bíblia Sagrada Palavra de Deus, diz que os covarde, omissos, tímidos, etc… Arderão no lago de fogo e enxofre!

    Será que existe algum “cristão” que já leu a bíblia?!

    Que negócio é esse da população falar mau dos políticos, dos mensalões da vida, quendo ela é a primeira a oferecer propina aos policiais quando ela comete uma infração de trânsito e vai tomar multa por isso!

    Entendam de uma vez por todas enquanto ainda ha tempo, muito pouco tempo:

    A mídia sempre mentirosa e satanista, teve a principal meta, enganar!

    Então, até hoje ela convence com 99% de sucesso, os ignorantes brasileiros, de que esse(a) ou aquele(a) presidente(a) ou qualquer cargo político, poderá fazer toda diferênça na vida dos brasileiros!

    Sabendo a mídia mais que ninguém, que isso é a maior mentira da história! Por que?

    R.:

    Porque políticos não são super heróis!
    Porque políticos não são eleitos para legislar para si mesmo e sim, para a nação do seu país.
    Então, é somente o nação que pode mudar o país se pronunciando fortemente a dizer o que quer e quando quer!

    Por ventura quando alguém contrata um funcionário, passaria a viver sob as vontades e decisões deste funcionário?

    NÃO!

    Por que na política é diferente?

    Porque o povo é tudo isso acima já mencionado!

    Que pena!

  12. gutierrez disse:

    … este tipo de situação eh provocada apenas por pessoas ignorantes e pode ter certeza,” O VIGILANTE NÃO TRAVA A PORTAAAA!!!”, pelo amor de DEUS Senhoras se forem para bancos … NÃO ANDEM COM BOLSAS Q PARECEM MAIS BALÕES, e rapazes… SAPATOS BICO DE AÇO NÃO PASSAM NA PORTA, esse equipamento é chamado de EPI( Equipamento de Proteção Interna ), quer dizer q… “DENTRO … DENTRO … DENTROOOOOOO, DE SEUS RESPECTIVOS EMPREGOS……. FORA NAUM PODE, TEM UMA CLAUSULA DE CONTRATO INCLUSIVE Q DIZ ISSO, bota bico de aço faz parte do uniforme, uniforme so na hora de trabalho, sair para qqr coisa… tirar otra coisa… objetos de metais e tudo de ferro, aço, ouro, prata, cobre tudo se duvidam deem uma olhada na tabela periódica… pelo amoir de DEUS o vigilante não qr confusão ele so esta protegendo o patrimonio, quer dizer , as pessoas tbm não saum patrimonio da empresa?

    • carlos disse:

      ola amigo pra seu governo se o senhor naum sabe o significado da palavra EPI
      não de sua opnião pois fica feio.
      E equipamento P proteção I individual e não interno como o senhor pensa

      • CCBregaMim disse:

        caro carlos, sua correção é benvinda porque esclarece o assunto. mas não é necessário desqualificar o autor…

  13. Rodrigo Bergamota disse:

    CC,

    tive uma experiência num Itaú da vida, que foi mais ou menos assim:
    uma senhora estava na sua 4ta ou 5ta tentativa de entrar no banco e a fila para entrar só aumentava, a senhora estava quase chorando, humilhada e envergonhada, a fila dentro do banco para sair também crescia e todos foram ficando nervosos, dentro e fora, todo mundo estava preso também. Uma moça começou a gritar dentro do banco, exigindo providências e que todos deveriam fechar suas contas … o côro engrossa, dentro e fora, xingamos o Setubal e exigíamos que a porta de vidro fosse aberta para sairmos e assim foi feito pela gerente com cara de medo…
    Conto isso para dizer que realmente sinto que estamos realmente por um fio, os bancos, para quem não tem dinheiro, é uma representação da violência.

    abraços,
    Rodrigo

Deixe um comentário